Alibaba promove testes com rival do ChatGPT | Empresas

[ad_1]

- Advertisement -

O grupo Alibaba está convidando usuários a testar a ferramenta interna de inteligência artificial da empresa, a mais recente tentativa de um gigante chinês da tecnologia para rivalizar com o poderoso ChatGPT, da americana OpenAI.

A unidade de computação em nuvem da empresa está oferecendo códigos de convite a alguns clientes corporativos para que possam experimentar o modelo de linguagem generativa chamado “Tongyi Qianwen”, de acordo com um anúncio publicado na conta oficial da empresa no aplicativo de mensagens WeChat.

O nome, parcialmente derivado do antigo filósofo chinês Mencius, pode ser traduzido como “A verdade de mil perguntas”.

O site do Alibaba Cloud para o serviço está disponível apenas em chinês, sugerindo que ele pode ser usado principalmente para processar consultas no idioma doméstico da gigante do comércio eletrônico.

O Alibaba Cloud está programado para sediar uma cúpula de tecnologia na próxima terça-feira (11) em Pequim, onde o diretor-presidente Daniel Zhang fará um discurso, disse a empresa em comunicado.

As ações do Alibaba subiram até 2,5% na bolsa de valores de Hong Kong na quinta-feira (6), depois que um relatório disse que a gigante tecnológica chinesa estava planejando lançar sua própria ferramenta de inteligência artificial (IA) este mês.

A OpenAI, criadora do ChatGPT, deu início a um frenesi de interesse pela tecnologia, já que seus serviços prometem reformular modelos de negócios, desde buscas e publicidade on-line até assistência médica.

A Microsoft está investindo US$ 10 bilhões na OpenAI, no que é visto como uma tentativa de desafiar o Google em sua lucrativa operação de busca.

As ações de várias empresas chinesas de IA avançaram esta semana, após relatórios sobre o lançamento de suas próprias ferramentas de IA.

O SenseTime Group Inc., também listado em Hong Kong, subiu nos últimos cinco pregões após especulações de que a empresa de inteligência artificial mais valiosa da China estava se preparando para lançar um concorrente ao ChatGPT.

O ‘hype’ da China sobre os rivais do ChatGPT foi iniciado pelo provedor de mecanismos de busca Baidu Inc., cujo lançamento do Ernie Bot, em março, não conseguiu impressionar os investidores. (Colaborou Charlie Zhu).

Daniel Zhang, diretor-presidente do gigante chinês de tecnologia Alibaba. — Foto: Vivek Prakash/Bloomberg

[ad_2]

Source link

Comments are closed.