Veja quem são os empresários que devem acompanhar Lula na viagem à China | Política


- Advertisement -

Entre as mais de 100 pessoas que devem participar da comitiva, segundo relatou ao “g1” o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, estão os irmãos Joesley e Wesley Batista, do grupo J&F, que controla a JBS e outras empresas de proteína animal.

Os irmãos Batista foram presos em 2017 pela Polícia Federal (PF) por uso de informação privilegiada no mercado financeiro, após vir à tona detalhes da delação premiada fechada pelos executivos da J&F com a Procuradora-Geral da República (PGR), que atingiram em especial o ex-presidente Michel Temer, que foi absolvido anos mais tarde, e o deputado tucano Aécio Neves (MG).

Entre os detalhes revelados e que acabaram influenciando na prisão dos irmãos Batista, está a gravação de uma conversa entre Joesley e Temer sobre uma suposta compra de silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, então preso num desdobramento da operação Lava-Jato.

O pregão da Bolsa de Valores de São Paulo no dia seguinte após a divulgação do áudio é conhecido como Joesley Day, quando o Ibovespa, o principal índice, fechou em baixa de quase 9%, mesmo após o acionamento do circuit breaker para controlar o pânico entre os investidores. Segundo a acusação, os irmãos Batista e outros diretores da J&F teriam lucrado no mercado de derivativos.

A delação premiada dos irmãos Batista também envolvia o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, as campanhas da ex-presidente Dilma Rousseff e do próprio Lula. Segundo “O Globo”, tanto Coutinho como Mantega foram absolvidos, e nada ficou comprovado das campanhas eleitorais.

Terceira viagem de Lula à China

Essa será a terceira visita de Estado do Presidente Lula à China, após aquelas realizadas em 2004 e 2009. A agenda oficial ocorrerá entre 26 e 31 de março, incluindo um seminário empresarial, e uma visita a Xangai. Lula vai comandar uma comitiva recorde de empresários, com representantes do agronegócio, deputados e senadores, além de governadores e ministros.

No dia 28, será a agenda oficial de reuniões de Lula com o presidente Xi Jinping, o primeiro-ministro Li Qiang, e o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji. Pelo menos 20 acordos devem ser celebrados nas áreas de agronegócio, ciência e tecnologia, comércio, educação e cultura.

No dia 29, será realizado um seminário empresarial em Pequim. No dia 30, Lula irá a Xangai, onde visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento. Na noite deste dia, ele retorna ao Brasil.

A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e um dos principais destinos de investimentos chineses. Em 2022, a corrente de comércio atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões. Os países comemorarão 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas em 2024.

Lista de empresários que participarão da comitiva

De acordo com o “g1”, na viagem à China, o governo brasileiro não vai custear os gastos dos empresários, que terão que bancar suas próprias despesas.

O “g1” também obteve a lista de empresários que irão participar da comitiva de Lula à China. Veja abaixo quem deve ir:



Source link

Comments are closed.