Silveira confirma Efrain da Cruz, ex-diretor da Aneel, como secretário-executivo do MME | Brasil


- Advertisement -

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou nesta sexta-feira (17) o nome do advogado Efrain da Cruz, ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), como secretário-executivo do ministério. Apesar da demora na definição e disputas internas envolvendo a nomeação, o ministro afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu “total autonomia” para montar sua equipe.

Silveira disse que Bruno Eustáquio, outro nome também cotado para a vaga, deverá integrar a equipe do ministério. Eustáquio foi secretário-executivo-adjunto e secretário-executivo do antigo Ministério de Minas e Energia, ambas cadeiras ocupadas durante a gestão Jair Bolsonaro.

As declarações do ministro foram dadas após a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

A jornalistas, Silveira defendeu que a política para o setor de combustíveis contemple a questão social. Segundo ele, o governo “perseguirá com muita determinação”, e também “parcimônia”, esse objetivo, o que inclui exigir uma colaboração da Petrobras nesse sentido.

Sobre a reunião do CNPE, que reúne ministros de outras áreas e hoje contou com a presença de Lula, Silveira afirmou que o debate girou em torno da busca por novas oportunidades de desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental e atenção à área social. Um dos temas discutidos foi a possibilidade aprofundar estudos e definir uma “governança” para novo mercado de hidrogênio “verde”.

Sobre o setor elétrico, o ministro disse estar atento a iniciativas do Congresso de promover sua modernização. Para ele, o vencimento de alguns contratos de concessão no segmento de distribuição é uma oportunidade para implantar tais mudanças.

Efrain da Cruz — Foto: Foto: Ruy Baron/Valor



Source link

Comments are closed.