[ad_1]
O petróleo fechou em alta robusta hoje, em recuperação parcial após as fortes perdas da semana passada, ao redor de 4%. Em dia de agenda fraca e liquidez reduzida por um feriado nos EUA que manteve os mercados locais fechados, investidores voltaram a focar em sinais positivos sobre a demanda da China pela commodity energética.
Na Intercontinental Exchange (ICE), o petróleo Brent com entrega prevista para abril avançou 1,29%, a US$ 84,07 por barril. Referência americana, os contratos futuros do WTI não foram negociados hoje devido ao feriado nos EUA.
Sem fatores decisivos para movimentar os mercados, operadores se voltaram ao petróleo na esperança de que a demanda chinesa se recupere em breve. “O otimismo em torno da China faz muito sentido, visto que é o maior importador [de petróleo] do mundo e deve se recuperar fortemente da transição pós covid-zero”, avalia Craig Erlam, analista da Oanda.
Ele lembra, porém, que o mercado de petróleo tem se comportado de forma instável este ano e deve manter-se assim até que o mercado tenha melhor noção da direção da economia global este ano.
“O sentimento continua muito frágil e os dados econômicos são inconsistentes. Até vermos uma melhora neste último, o primeiro provavelmente permanecerá instável, assim como o preço do petróleo”, conclui Erlam.
Há incerteza especialmente quanto às próximas decisões de bancos centrais de economias desenvolvidas. Nos EUA, os dados fortes de atividade, emprego e inflação em janeiro fizeram com que analistas do Goldman Sachs, Barclays e Bank of America elevassem suas projeções para o juro terminal do Federal Reserve (Fed) a 5,5%.
Já na zona do euro, a retórica “hawkish” recente de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) indica que a entidade deve manter sua postura agressiva e trabalhar para contrair a demanda e controlar a inflação do bloco.
O mercado de petróleo tem se comportado de forma instável este ano — Foto: Gettyimages
[ad_2]
Source link
Comments are closed.